Canção da tarde no campo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011 0 comentários
pelo campo
Caminho do campo verde
estrada depois de estrada.
Cerca de flores, palmeiras,
serra azul, água calada.

Eu ando sozinha
no meio do vale.
Mas a tarde é minha.

Meus pés vão pisando a terra
Que é a imagem da minha vida:
tão vazia, mas tão bela,
tão certa, mas tão perdida!

Eu ando sozinha
por cima de pedras.
Mas a tarde é minha.

Os meus passos no caminho
são como os passos da lua;
vou chegando, vai fugindo,
minha alma é a sombra da tua.

Eu ando sozinha
por dentro de bosques.
Mas a fonte é minha.

De tanto olhar para longe,
não vejo o que passa perto,
Subo monte, desço monte,
meu peito é puro deserto.

Eu ando sozinha
ao longo da noite.
Mas a estrela é minha.
Cecília Meireles.


A autora enfatiza a solidão , mas, ao mesmo tempo, a tarde, a flor, a fonte e a estrela lhe pertencem, porque olhar, fruir a natureza não é exclusivo de ninguém. É uma canção lírica cheia de poesia.

0 comentários :

Postar um comentário