O Passado não esquece

domingo, 25 de setembro de 2011 0 comentários
foto tirada por Cristiane Marquesi
O Passado não esquece jamais esse símbolo de minha cidade. Pontilhão do Rio Sorocaba. Aqui se gerou o progresso, desenvolvimento de nossa Laranjal assim chamada na época.

Foto pertencente a Cristiane Marquesi
Delfino Martins de Melo (meu Tataravô) - fundador e grande benfeitor de Laranjal. Acompanhou os operários da construção da Estrada de Ferro Sorocabana, construindo aqui uma casa para servir de pensão aos trabalhadores dessa estrada. Outras casas começaram a surgir. Estava nascendo uma vila: a Vila do Laranjal.
Trecho retirado das "Publicações do Instituto Genealógico Brasileiro, ano 11 - 1° Semestre de 1941 - n° 3, página 108. Faleceu em 27 de Dezembro de 1912 com 71 anos. Foi que mais auxiliou na construção do patrimônio da matriz da localidade e era acima de tudo, magnânimo. Por isso, a sua morte foi, com justíssima razão, muito sinceramente lamentada. O comércio ciente do triste acontecimento, fechou, imediatamente em sinal de profundo pesar os seus estabelecimentos. 

A ocupação do município se divide em urbana e rural. A primeira, no início do Século XVIII, foi motivada pelos grupos tropeiros que rumavam a Sorocaba. Para os pousos eles se aconchegavam à beira do que chamavam de ribeirão dos laranjais e, por onde passavam, divulgavam que “a partir das suas acanhadas margens vislumbrava-se a existência de alongadas e férteis terras”, atraindo os primeiros pequenos agricultores. 

Em 1884, seguindo o traçado da Estrada de Ferro Sorocabana e a ela se antecipando, aqui chegava Delfino de Melo. Como visionário que era adquiriu considerável gleba de terra e, para explorar comercialmente, construiu uma casa de pensão para abrigar os trabalhadores da Ferrovia.Em curto espaço de tempo o local despertou o interesse de famílias da região para outras atividades comerciais dando início ao núcleo urbano.

Foto de Cristiane Marquesi

Ainda em 1884 Delfino de Melo doou terreno para a construção de uma Capela na vila que, em 1886, tornar-se-ia o Distrito Policial de Laranjal e com a primeira escola pública outras benfeitorias se juntariam: agência postal, cartório de registro civil, a paróquia, telefone público, iluminação elétrica.

Foto de Cristiane Marquesi

Publicada a 10 de Outubro de 1917, a Lei Estadual n.º 1.555 criou o Município de Laranjal que, pelo decreto Federal n.º 14.334/1944, passou a chamar-se Laranjal Paulista.

0 comentários :

Postar um comentário