Memórias de um sargento de milícias

quinta-feira, 20 de outubro de 2011 0 comentários
RESUMO DA OBRA de Manuel Antônio de Almeida, publicado entre 1852 e 1853, em forma de folhetim, suplemento “A Pacotilha”, do Jornal do Comércio, sob o pseudônimo de “Um Brasileiro”.
Memórias de um sargento de milícias
"Leonardo, o protagonista, é filho de "uma pisadela e um beliscão" entre um meirinho (oficial de justiça de nível inferior), Leonardo Pataca, e uma saloia camponesa), Maria da Hortaliça, quando vinham num navio, de Portugal para cá.
Desde a "folia" do seu batizado, o major Vidigal, policial representante da lei e da ordem, começa a persegui-lo.
Os pais se separam, devido à infidelidade da saloia, e o menino, aos sete anos, é adotado por seu padrinho e vizinho, o barbeiro, que lhe dedica muito amor e todos os cuidados, pretendendo no futuro transformá-lo em sacerdote. Mas Leonardinho, preguiçoso e desordeiro, faz estripulias na escola, que cedo abandona, e também na Igreja, onde se torna coroinha até ser enxotado pelo padre. Enfim, ele não se interessa nem pelos estudos nem pelo trabalho, e cresce como um desocupado, entregue a toda sorte de malandragens.
Quando adulto, apaixona-se por Luisinha, que, no entanto, devido a intrigas e fofocas contra o rapaz, casa-se com José Manuel, um renomado caça-dotes.
Leonardo perde o padrinho, que vem falecer, e, sem eira nem beira, encontra um novo amor: Vidinha, uma mulata de vinte anos. 0 major Vidigal continua a persegui-lo: tenta prendê-lo por vadiagem, mas ele foge antes de chegar na cadeia e, em seguida, arranja emprego na despensa real, de onde sai por arrumar novas encrencas: tenta conquistar a mulher de um colega...
O major enfim o agarra, e o transforma em soldado, a fim de não perdê-lo de vista. Entretanto, Leonardo de novo é preso, por ajudar um jogador profissional a fugir, numa batida em que deveria capturá-lo.
Nessa ocasião, em que se anuncia o desfecho folhetinesco da obra, a comadre, personagem que protege o rapaz, perde à Maria Regalada, ex-amante do major, que interceda a seu favor. Então Leonardinho não apenas é solto como também promovido a sargento de milícias, reencontrando Luisinha, que enviuvara, e casando-se com ela, já empregado e de posse da herança que lhe deixara o barbeiro..."

0 comentários :

Postar um comentário